Se você trabalha com televendas, sabe o quanto é difícil equilibrar a entrega dos resultados com a motivação e o clima de sua equipe. Por isso, investir mais nas pessoas e ter um bom plano de treinamento e desenvolvimento é fundamental para o sucesso de seu negócio.

Conheça 5 razões para investir na capacitação de seus colaboradores:

1.    Sua empresa se tornará mais competitiva

Profissionais capacitados tornam a empresa mais resiliente às crises e mais competitivas em meio às oportunidades. O acesso ao conhecimento permite o surgimento de novas ideias e identificação de nichos de negócios por qualquer pessoa, independente da posição hierárquica.

2.    Certeza da queda de turnover

A rotatividade nas empresas brasileiras no ramo de televendas, historicamente, é superior a 40%. O fluxo de demissões e admissões é quase a metade do corpo de funcionários que permanece nas empresas. Quando um mais antigo e experiente é substituído por alguém novo, há uma perda natural de produtividade. O T&D é um aliado para a redução da rotatividade, pois acelera a curva de aprendizado e prepara as pessoas para entregas melhores, crescentes e contínuas.

3.    A motivação, o engajamento e o ânimo dos funcionários aumentam

Ouvir 50 “nãos” para receber 1 “sim” e se deparar com a pressão da meta não é um trabalho fácil. Por isso, estar motivado é requisito básico para que seu colaborador entregue o resultado esperado. Saber que existe um propósito na atividade desempenhadas, ter a garantia de que o tempo e esforço investido faz a diferença nos resultados da organização e ter um bom relacionamento no trabalho é a realização pro seu funcionário. Essas contrapartidas precisam ser construídas e estimuladas em cada pessoa, reconhecendo e engajando nas pequenas ações do dia-a-dia.

4.    A execução da estratégia tem maiores chances de sucesso

Na maioria das empresas o problema não é o planejamento, mas a sua execução. Passar as ideias do papel para a realidade é um desafio complicado. A comunicação da estratégia e a capacidade de sua equipe para executá-la depende de um processo de desenvolvimento. Não basta ter vontade e pedir que as pessoas façam o combinado. Imprevistos acontecem, situações que sequer foram imaginadas se interpõem e cabe às pessoas pensarem em soluções, flexibilizar a estratégia para que o objetivo final seja alcançado.

5.  Sucesso do cliente: equipes com orientação para cliente torna a empresa maior, mais reconhecida e com clientes felizes 

Todos os funcionários da sua empresa são pessoas que trabalham para resolver problemas de outras pessoas — seus clientes. E sem clientes, não há empresa que sobreviva.

Funcionários mal preparados sugerem que a empresa não se preocupa com a satisfação e bem-estar dos seus clientes. E isso é um problema sério, porque os consumidores percebem quando são mal atendidos. E cliente mal atendido é cliente perdido.

Desenvolvimento e capacitação são a essência de sustentabilidade. A Polia acredita que investir nas pessoas é uma decisão corajosa, inteligente e transformadora. Conte conosco para mapear, construir e executar projetos e ações que trarão mais conquistas para sua empresa.

Roberta Machado

Coordenadora Operacional – Polia Vendas