No post anterior sobre Personalização em Massa, falamos que é fundamental dominar a endereçabilidade em escala – habilidade de endereçar as experiências dos clientes de maneira individualizada em escala.

Para que um profissional domine esta habilidade, ele precisa desenvolver um conjunto de competências que possibilitem essa entrega. São elas:

1 – Dominar a gestão de identidade e dados e ter capacidade analítica para geração de insights de comportamento de usuários e clientes para direcionar estratégias e performance de maneira correta.

2 – Ser especialista nas várias tecnologias de marketing e dominar as novas plataformas de gestão de audiência e CRM.

3 – Saber como criar experiências relevantes e atrativas de forma personalizada para os consumidores através da integração e coordenação das interações em uma variedade enorme de canais e mídias online e offline.

4 – Conhecer profundamente as plataformas de audiência (redes sociais, grandes redes de varejo, etc.) e como tirar proveito delas para ampliar o alcance do seu público e performance nos canais de marketing e vendas.

5 – Estar apto a lidar com as barreiras impostas pela privacidade de dados e conformidade com clientes.

6 – Entender de maneira sofisticada mensuração e atribuição de resultados multicanal.

Além do desafio de dominar essas competências, a empresa também precisa estar apta a utilizá-las de forma integrada e coordenada. Isso exige também uma adaptação da estrutura organizacional e cultura da empresa.

Espero que este conteúdo tenha ajudado a compreender melhor sobre o tema. Em breve volto com mais novidades.

Mauricio Faraco 
Sócio-Diretor de Estratégia e Produtos de Marketing e CRM/Gestão de Clientes da Polia